quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Para continuar sorrindo eu digo a mim mesmo que poderia ser pior

É uma palhaçada, isso sim. Não, não estou usando a palhaçada de forma metafórica, e sim no sentido literal da palavra para os palhaços. Usamos muito a palavra palhaçada para se referir a uma cena ridícula cometida por indivíduos nem sempre fantasiados a caráter, mas entendem que certos atos praticados para com as demais pessoas fazem os outros se sentirem palhaços, ou seja, estão levando tudo na brincadeira e vão até achar engraçado serem enganados e passados para trás, digamos, coisas que nossos políticos fazem, entendem que nós somos palhaços e levamos na brincadeira, até gostamos.

Bem, mas a intenção no caso é se ater a figura do palhaço. Apesar de ser engraçado (nem sempre) não se trata de uma unanimidade quando o caso é apenas divertir e fazer rir. Existe um nome engraçado ou esquisito mesmo “coulrofobia”, ou seja, o medo de palhaços, que podem vir desde a infância e chegar na idade adulta.

Já vimos no cinema, muitas histórias de palhaços do mal, palhaços assassinos, isto sem contar casos reais. Em 1970 a polícia acabou descobrindo 33 vítimas do palhaço Pogo, um singelo palhaço que trabalhava em festas infantis.

Vamos e convenhamos, o palhaço não deixa de ser uma pessoa esquisita e perturbadora, com seus trejeitos e sorrisos sinistros, normalmente com nariz grande e vermelho, dedos compridos, olhos arregalados, sinistro, bastante sinistro.

Segundo os psicólogos, na verdade o que mais incomoda em outras pessoas, ou naqueles que sentem uma certa inquietação diante destes seres é exatamente que não conseguimos identificar e avaliar o comportamento do palhaço, ele é ambíguo, não tem expressões, não mostra através do rosto suas características, ou seja, não sabemos exatamente o que ele pode fazer apesar de estar expressando um sorriso na máscara.


Resumindo, nem sempre acertamos, nem sempre nos damos bem, mas gostamos de ver a expressão no rosto da outra pessoa quando conversamos, ela acaba dizendo as vezes mais que as palavras, mas não dá para encarar um palhaço e algumas pessoas sem emoções.


Maître Gims - J'me tire


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...