sexta-feira, 7 de outubro de 2016

No dia, na noite, diga certo, diga tudo

Lendas Urbanas. Como surgem? Quem comenta? Como se reproduzem? Nos tempos de internet a propagação é muito mais rápida, mas de certa forma se diluem mais rápido.

Quando era criança pequena, uma que convivi de perto foi talvez uma das mais famosas “A loira do banheiro”, na escola você entrava nos banheiros, digamos assim meio desconfiado, porque não se tratava de uma loira comum, mas sim uma alma penada com intuito de te assombrar, claro, tinha um ritual, você tinha que dar descarga três vezes e também por três vezes bater na porta e chama-la. Nunca fiz, vai que ela aparecia.

Claro, além dessa, tinha outras famosas, a da Gangue do Palhaço, e outra que as mães insistiam em contar para seus filhos, a do homem do saco (?), que o mau comportamento poderia ser punido com a passagem do homem do saco. Uma outra lenda que entrou firme no Brasil, e esta muitos juram de pé junto de terem visto é a do Chupa-Cabra, e de vez em quando alguém captura o bicho e posta no Face.

Tem uma outra famosa, que muita gente, inclusive os evangélicos acreditam quase tanto quanto acreditam em Deus. A do pacto com o diabo feito com a rainha dos baixinhos e quando se tocava uma música sua, a doce mel ao contrário poderia se ouvir perfeitamente sangue, sangue, sangue. Diabólico.

E também a do boneco Fofão, que tinha presa em sua cabeça uma faca, e muitos que abriram o boneco testemunharam que era realmente verdade. Incrível.

E logo após ter surgido os primeiros casos de Aids, surgiu junto o caso das seringas com sangue nos cinemas, elas ficavam nas poltronas e no escuro a pessoa não enxergava e era assim contaminado pela doença. Conta a lenda também que para não explicar como foram contaminados, porque na época era tida como uma doença gay, alguns alegavam que havia sido desta forma.


Bem, sem sombra de dúvida, o mundo com certeza seria até um pouco mais chato se não fossem estas lendas.


Nelly Furtado - Say It Right


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...