sábado, 20 de agosto de 2016

E por favor, lembre-se que eu nunca menti

Desde sempre o ser humano procura entender o que vem a ser o sonho. Por que sonhamos? Os sonhos são premonitórios? São eles impulsos reprimidos? Um espelho da realidade numa outra língua? Ou apenas pensamentos ao acaso que temos quando dormimos e não conseguimos controla-los, mas, nada demais e nem de menos.

Muitos estudiosos da mente humana, talvez o mais famoso deles, o Dr. Sigmund passou a “interpretar” os sonhos e deles traçar um perfil psicológico do indivíduo com intuito de entender aquilo que nem o próprio indivíduo sabia, e numa sessão apenas de analise iria acabar mentindo, mas sonhando seria “impossível”, ou não.

Entretanto dizem os cientistas que todos sonhamos, inclusive os animais assim ditos irracionais, porém, na maior parte das vezes não lembramos do sonho quando acordamos, e acreditamos então que não sonhamos. Estes mesmos cientistas chegaram a seguinte conclusão, na maior parte dos sonhos, quando ele termina, continuamos num sono profundo, e só poderemos lembrar do sonho se acordamos até 10 minutos depois que ele tenha terminado. Simples, a memória é uma função do cérebro consciente, e o sonho do cérebro inconsciente, então, quando dormimos a memória não esta ativada, então só neste espaço de dez minutos ainda em estado de sonolência que o cérebro poderia ativar a memória.

Só conseguimos sonhar no estágio do sono REM, ou seja, quando o sono já estaria “pesado”, claro, em uma noite podemos passar por várias fases de sono, até seis vezes, ou seja, sonhamos adoidados, mas só conseguimos lembrar do último sonho, quando acordamos logo após sonha-lo.


Para os parceiros de Freud, todo sonho tem um fundo emocional, ou sonhamos com situações que não conseguimos encarar e resolver acordados. Então, pode ser que sim, pode ser que não. Os sonhos acordados são memórias, e você mesmo que não os realize sempre poderá lembrar, os sonhos que temos dormindo, involuntários, sendo fragmentos inconscientes o próprio cérebro é seletivo e faz você esquece-lo muito rapidamente, então se você quer contar para o seu analista, não esqueça de anotar tudo num papel.


Guns N' Roses - Don't Cry



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...