segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Cabeças numa ciência à parte

Confesso, sou brasileiro, mas não consegui assistir no todo pela televisão a abertura das Olimpíadas. Por alguns motivos óbvios, até que foi bonito, mas, muito longo e ainda zapeando pelos canais passava pela Globo e ouvia, mesmo por pouco tempo o Galvão Bueno e a Glória Maria, triste espetáculo. Então, entre uma coisa e outra, muita chatice e mudei de canal e fui dormir cedo.

De certa forma, achei que foi feito um excelente trabalho na abertura, sem dever nada a nenhuma outra, e os profissionais que trabalharam com isto foram competentes e nos deram orgulho. Um outro orgulho (entre os poucos) e que de certa forma sempre tivemos que o Inventor do Mais Pesado que o Ar foi um brasileiro, Santos Dumont. E mais uma polemica acabou sendo criado na abertura, e os americanos não demoraram a se posicionar e dizer que os verdadeiros inventores do avião, foram os irmãos Wright e não abrem mão disto, e inclusive em muitas escolas no exterior Santos Dumont nem é mencionado.

E afinal, quem inventou está porra de avião? Até isso querem tirar da gente, não basta os 7 x 1. Três anos antes do brasileiro, os americanos em 1903 fizeram na verdade o primeiro voo motorizado. O brasileiro em 1901 circulou a Torre Eiffel num dirigível com u motor de combustão interna, mas não poderia ser caracterizado como mais pesado que o ar. Em 1906, o brasileiro com seu 14 bis fez sim o primeiro voo motorizado, voando 60 metros a 3 metros de altura na presença de testemunhas, sob olhar de cientistas, portanto foi o primeiro voo homologado na história. O voo de três anos antes dos americanos não havia sido homologado pois um dos requisitos que ele tinha de decolar utilizando o próprio motor e ele havia sido lançado de uma catapulta para decolar e não havia sido auditado por um júri. Então tudo é uma questão de detalhes. Então tirando os detalhes, os americanos voaram antes.

Mas, para nós, não vamos abrir mão nunca deste feito. Mais ou menos como a corrida espacial entre americanos e soviéticos. Nem tanto assim.




Coldplay - The Scientist


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...