domingo, 26 de junho de 2016

Mas eu não posso ficar mais com você desse jeito

Então, para tudo tem um jeito, quando não nem mais jeito o jeito é separar. Ta bom, foi uma frase com muito “jeito”, mas o dia 24 de junho foi mais um daqueles dias que ficará para a história. Depois de muito tempo uma porta se abriu e um membro da União Europeia resolveu sair, talvez no fundo ainda não tendo a ideia de como será depois que passar por esta porta.

Muita coisa pode advir disto tudo, em primeiro momento os mercados (sempre eles) financeiros ficaram atordoados, pois até no último momento acreditavam que se tratava de um grande blefe, que a população do reino unido ia se decidir pela permanência, algo assim mais lógico para todo mundo (todo mundo quem? Cara pálida). E como sempre as pesquisas erraram, quem apostou literalmente na saída ganhou pelo menos 4 por 1.

A saída mostra que o nacionalismo esta latente em vários países da Europa, muitos acreditam está perdendo o que são deles por direito para os “invasores” de outros países, não só os refugiados, mas também para os imigrantes legais de vários países, inclusive do Brasil. Acreditam que devem lutar por isso, pelo direito de não ceder, pelo direito de serem tudo que não foram no passado. Afinal já foram conquistadores, foram piratas e colonizadores.


Assim como a Alemanha nazista, a preocupação é muito grande com a mescla com outras culturas, principalmente a muçulmana e inclusive com a inclusão de mão de obra barata tirando o emprego de cidadãos britânicos. Este é um efeito dominó e só o futuro e a história vai mostrar os erros e acertos. E como sempre nem mais nem menos, nós aqui do terceiro mundo também vamos perder mais uma vez, mas, sei lá, já estamos acostumados. Ou não. 


Lady Gaga - Alejandro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...