sexta-feira, 17 de junho de 2016

Amar pode doer às vezes

A chamada doença do século, agora estou na dúvida se é do século passado ou do século atual, mas já faz muito tempo que a depressão é descrita como a “doença da alma” e com certeza fonte de receita para psicólogos e psiquiatras, não estou usando a receita como fator pejorativo, mas, sem a menor dúvida a grande procura por estes profissionais são de pessoas que estão em um quadro depressivo ou diagnosticado como pré-depressão.

Com a chegada do inverno, por si só um tempo mais sombrio, com menos luz devido ao posicionamento do sol no determinado hemisfério no caso agora no nosso. Existe a chamada depressão sazonal, sim, pela falta daquela luz intensa que somos acostumados, vamos imaginar um país como a Finlândia onde a noite pode durar 24 horas, vamos encontrar uma quantidade enorme de pessoas depressivas. Então, muita gente não consegue se adaptar, e até por questão de falta de algumas vitaminas que o sol proporciona, no caso a vitamina D e o cérebro acaba secretando a melatonina de forma diferente, deixando a pessoa mais sonolenta, mais irritada, triste e com o apetite alterado.

A coisa é séria mesma, neste caso tem de acender a luz literalmente como forma de prevenção e tratamento. Então na maior parte dos casos, quando chega a primavera as pessoas começam a ficar mais alegres o quadro depressivo tende a diminuir. Mas, em alguns casos, o excesso de luz também pode deixar certas pessoas depre. Ou seja, o contrário pode também ser verdadeiro.


Então, os cientistas ainda não conseguem explicar direito todas estas mudanças de humor e porque ocorre com algumas pessoas e não com outras, no caso a falta de luz tem uma explicação cientifica, alteração dos hormônios, mas, e o excesso de luz? Mais ou menos luz iluminando a cabeça dos doutores na área para esclarecer porque as vezes ficamos assim bastante tristes. Como dar três pratos de trigo para três tigres tristes.


Ed Sheeran - Photograph



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...