quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Que a Raposa Diz?

Às vezes, ou, por muitas vezes ouvimos em noticiários da Tv, ou pela internet, ou no dia a dia algumas pessoas comentando ou falando, o mercado está de mau humor, por isso o dólar está subindo, as bolsas estão caindo. Este tal de mercado as vezes parece ter vida própria, um ser que conforme ele acorda pode prejudicar uma nação inteira.

Não é bem assim, o conceito de mercado, dentro de uma concorrência perfeita, que seria o ideal, onde vendedores e compradores (hoje globalizado) conseguem e podem interferir no preço final, ou seja é balizado pela oferta e procura. Entretanto quanto mais a economia (Brasil) é fechada, influenciada pelo Estado (governo), pode e vai ser manipulada por especuladores que deliberadamente fazem uns e outros preços baixarem ou subirem, fazendo com que alguns lucrem muito em detrimento muitas vezes de muitos.

Muita gente, diz que não está nem preocupada com este tal de mercado, afinal não compra dólar e nem investe na bolsa ou outros ativos, então está tranquilo. Ledo engano, nesta real situação, sempre estas oscilações bruscas e criadas de forma artificial vão respingar em todo mundo. Principalmente neste momento, onde todos, inclusive os mais humildes, com a falta de crédito, a perda de empregos está sofrendo com a oscilação real do mercado, onde o governo anterior acabou com nossa economia, o governo interino é obrigado fazer alguma coisa para que o “mercado”, ou seja, quem pode investir, dá emprego, investidores estrangeiros comecem a acreditar que tudo vai melhorar. E o processo é lento.

Ontem a equipe do novo governo anunciou as medidas com que eles pretendem fazer que o Brasil comece a sair da UTI. De certa forma, o “mercado” reagiu com um certo ceticismo, achando que poderia ter mais conclusivas as medidas. E de certa forma, os mais pobres vão ainda continuar pagando a parte maior da conta, e parece que é isto que conta.
Então, não vai ser fácil sair do buraco puxando pelos cabelos.



Ylvis - The Fox (What Does The Fox Say?) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...