segunda-feira, 4 de abril de 2016

Se Deus colocou a maçã foi para morder

Nascido numa família católica, desde cedo estava envolvido em alguns tipos de atividades religiosas, além das aulas de religião na escola (e olha que o Brasil sempre foi laico), também antes de fazer a primeira comunhão foram necessárias as aulas de catecismo (catecismo mesmo).

 Umas das passagens na Bíblia que não posso deixar de lembrar sempre, se trata de Adão e Eva no paraíso. Claro, que os entendidos dizem que não se trata do pé da letra, ou mesmo que os tradutores do aramaico não foram totalmente fiéis (em todos os sentidos), ou mesmo Deus, assim como o seu Filho sempre gostaram de falar por parábolas ou por metáforas, afinal a inteligência nunca foi o nosso forte.

Havia inveja da felicidade dos homens, o maligno serviu-se da serpente para os seduzir. A cobra, que era o mais astuto de todos os animais da terra disse a Eva: Por que vos proibiu Deus que comessem das frutas do paraíso? Eva respondeu: Podemos comer todas, exceto da árvore que está no meio do paraíso, isto foi Deus quem determinou e também que não a tocássemos, senão morreríamos.

Vamos entender esta passagem, naquela época, apenas com duas pessoas no paraíso o diabo já estava na área, já morria de inveja e queria destruir a felicidade de todo mundo. E mais a cobra, isso mesmo a cobra era o mais astuto dos animais e até falava. E olha, e eu acreditava.

A serpente falou: De modo algum vão morrer, e Deus sabe muito bem disso; ao contrário, se dela comerdes, sereis igual a Deus, conhecereis o bem e o mal. Achou então Eva que uma fruta tão bonita e atraente à vista também devia ser saborosa, não teve mais dúvida, colheu uma e comeu, em seguida ofereceu ao marido Adão que estava perto, que para não lhe fazer desfeita também comeu. Ao comer a fruta perceberam que estavam nus e para se cobrirem fizeram tangas de folhas de figueira.

Então a serpente continuou falando e enganando as criaturas mais perfeitas feita por Deus, dá pra ver que errou na mão, conseguiram serem levados pela lábia desta cascavel ou era uma jararaca (está mais na moda), e olha bem, a mulher foi levada pela atração visual, ou seja, naquela época já sentiu em um shopping. Ofereceu para o Adão (um pobre inocente), e que homem nobre, para não fazer desfeita para Eva deu uma mordidinha. E pronto o sonho se desfez, apenas com uma mordidinha, foi o bastante para desnudarem e ficaram rubros de vergonha (hoje não é mais assim).

Ao ouvirem a voz de Deus esconderam-se debaixo das árvores. Deus então chamou Adão: Adão onde estás? Adão respondeu: Tive medo pois estava nu e me escondi. Disse Deus: Quem lhe disse que estavas nu? Comeste da árvore proibida? Adão respondeu: A mulher que me destes como companheira me ofereceu e eu comi. Deus falou para Eva: Por que fizeste isto? Eva respondeu: Foi a serpente que me enganou.

Cara, na boa, que situação surreal, os dois se escondendo debaixo das arvores e Deus gritando, e olha que só chamava pelo Adão, não estava nem aí para a Eva, solidariedade masculina. Então Adão com muito medinho entregou a Eva de bandeja, “então Deus numa boa, só comi porque a Eva me deu, eu nem queria, mas sou um cavalheiro, a culpa foi dela, valeu peixe”. Então Deus passou a mão na cabeça do Adão e questionou duramente a Eva e ela então entregou a serpente. Então, Deus não é fácil, tem um poder de persuasão enorme, e em poucos segundos tinha esclarecido todos os fatos.

Deus amaldiçoou a serpente dizendo: Por que fizeste isto será maldita entre todos os outros animais, andarás rastejando sobre teu peito e comerá o pó da terra em todos os dias de tua vida, estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela, ela te esmagará a cabeça e tu procurarás morde-la no calcanhar.

Depois disso Deus passou a aplicar as penas, mais severo que o Sérgio Mouro, e nem imagino como era a serpente naquela época, deveria ter braços, pernas, voar, sei lá, porque só imagino a cobra como é hoje, e isto foi uma “maldição’ de Deus (e olha que eu achava que maldição não era coisa de Deus), não entendi o negócio da inimizade entre a mulher e a cobra, porque, digamos não são assim tão inimigas, inclusive chamam umas às outras de “amiga”. Sei lá, não entendi nada.

Disse ainda Deus a Eva: Sofrerás muito por causa de teus filhos e ficarás debaixo da autoridade do marido.

Olha aí outra maldição, Deus disse a Eva que ela sofreria muito pelos filhos e ainda ficaria abaixo do homem, ou seja, desde início, o homem manda na mulher e ponto final. E hoje vem estas feministas querendo ir contra a ordem de Deus.

Dirigindo-se a Adão falou: Preferiste obedecer a voz de tua mulher, seja a terra maldita por tua causa e produza de agora em diante espinhos e abrolhos. Comerás o pão ganho com o suor de teu rosto, até que voltes à terra donde foste tirado, pois és pó e em pó novamente se tornará.

Nesta passagem a coisa ficou feia, Deus acabou com Adão, disse para ele nunca mais ir na conversa da mulher, porque ela só fala besteira, e ainda mais castigou o homem com o trabalho, que quiser comer tem que suar, até morrer. Deus realmente não teve piedade.

Após esta sentença, Deus fez túnicas de peles para Adão e Eva, e assim vestidos os expulsou do paraíso, a fim de cultivarem a terra. Na porta do paraíso colocou querubins com espadas flamejantes, para que vedassem o caminho da árvore da vida

Mas, no final Deus ainda foi bonzinho, foi ali matou uns bichinhos e fez túnicas para Adão e Eva (isso que é pai), e expulsou os dois do paraíso e mandou os dois ralarem muito, eles e toda a sua prole, até nos dias de hoje. E colocou uns anjinhos na porta do paraíso para que ninguém voltasse.

Quem sou eu para questionar os desígnios de Deus, mas se Ele tudo sabe e tudo vê, ainda antes de acontecer, Ele já sabia que tudo aquilo ia dá merda, e mesmo assim continuou a brincar. Não deixa de ser uma história interessante, mas sem final feliz, e por causa desta mordidinha temos de trabalhar todos os dias. (pelo menos a maioria). 





Ricky Martin - La Mordidita ft. Yotuel







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...