quinta-feira, 31 de março de 2016

Aumente a adrenalina

Não vou e nem posso querer dar o significado em termos técnicos do que vem a ser adrenalina. Quem tiver maiores interesses busque na wikipedia ou qualquer outro site da área médica. Mas, o que é importante saber que esta tal de adrenalina, também chamada de epinefrina trata-se de um hormônio produzido por nossas glândulas suprarrenais.

Esta “droga” natural, que hoje já é também produzida de forma sintética é largamente utilizada pela medicina, principalmente em casos cardíacos.

Então, vamos ao que interessa, esta “droga” passeia tranquilamente pela nossa corrente sanguínea em pequenas doses quase imperceptíveis, entretanto quando somos expostos a uma situação de stress, excitação, medo, euforia, uma grande quantidade de adrenalina é produzida e lançada em nossa corrente sanguínea objetivando para que possamos efetuar algum tipo de esforço físico além do normal, se concentra nas pernas, braços, músculos, nervos, além de nos dar força possa também melhorar nossos reflexos.

Até aí tudo bem, entretanto, para um corpo com algumas deficiências ela pode causar algum mal, ou seja, aumenta em muito a frequência cardíaca, caso tenhamos algum tipo de artéria com problema ela pode ser rompida (sabe aquela história que morreu de medo) então, por aí, estimula os vasos, libera glicose armazenada no fígado, relaxando alguns músculos e paralisando outros, então, “o cara ficou paralisado de medo”, tem tudo a ver.

O porquê de toda esta conversa sobre adrenalina?  Em primeiro lugar é sempre bom a gente saber um pouco mais, ou não, e em segundo lugar que a maioria das pessoas usa o termo adrenalina apenas no sentido do bem, vangloriam-se no sentido que “estava na maior adrenalina” “gosto de exalar adrenalina” “preciso de sua adrenalina para viver” e por aí vai.

O grande problema que muitas destas pessoas, que adoram sentir isto, aos poucos também vai despertando dentro delas, quando já não são, o bichinho, ou em alguns casos o monstro da ansiedade. Simples, a ansiedade precisa de adrenalina, e no nosso mundo moderno, inclusive pela situação eterna de estresse que a atual situação política e econômica nos impõe, estamos tendo sempre sobressaltos, com medo, e a liberação de adrenalina se torna constante, consequentemente mais e mais pessoas passam para um grau a mais na ansiedade.

E onde tudo isto nos leva? Que a cada momento que passa, mais e mais pessoas estão caminhando e tentando conviver com reações antes não eram tão comuns, e a ansiedade além de ser “contagiante” afeta ao ansioso e as pessoas que convivem com ele, e as filas começam a se formar na frente dos consultórios psiquiatras e de psicólogos, e outros não tendo o mesmo entendimento procuram os centros espiritas e as igrejas.

Tudo bem, um pouco de adrenalina nunca é ruim, mas, nada como poder optar pela boa endorfina.



Wisin - Adrenalina ft. Jennifer Lopez, Ricky Martin






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...