segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

É verdade ou desafio, você pode sentir isso?

Estudei e me formei pela Universidade Estadual de Londrina, era uma universidade pública, mas não gratuita. Sempre acreditei que o nosso País onde os recursos sempre foram escassos, principalmente para a educação, estes recursos seriam melhores aproveitados se o estado como um todo, federal, estadual e municipal investisse na educação fundamental e média. Curso superior não seria obrigação do estado. Simples assim.

Na época, as mensalidades não eram nenhum absurdo, afinal o meu curso não era de tempo integral, e ainda noturno, ou seja, fiz o que podia fazer, era o que tinha “pra hoje”, então meus pais não pagaram minha universidade, eu paguei meus quatro anos e mais um pouco, e uma certeza eu tenho, tínhamos um ensino muito melhor que hoje está por ai, com salários defasados dos professores em relações as particulares, a universidade toda sucateada, gratuita sim, mas deixando muito a desejar em vários aspectos.

Esta semana que passou um professor da UEL de filosofia, Aguinaldo Moreira, resolveu fazer uma representação teatral com a participação de seus alunos, a ideia era abordar o holocausto nazista. E para os estudantes entrarem no personagem, e dá o clima, tipo vamos lá pessoal tomar um banho coletivo (isto era os nazistas chamando os judeus), todo mundo fica pelado e vamos tomar banho (câmara de gás). Os alunos ficaram então assim todos pelados para fazer a representação. E ainda relembrando as imagens do massacre do Carandiru onde todos estavam pelados no pátio, resolveram também discutir isso. Claro tudo pelo estudo.

O professor tentou justificar que eles estavam ali retratando páginas horríveis de nossa história e as pessoas ficaram prestando atenção em genitália. Um absurdo. Eles estavam ali falando de assassinato, de morte e não de sexo.

Então, como moro em Londrina, estudei na UEL (naquele tempo não discutíamos assim com tanta paixão), posso opinar ou não.

Primeiramente nunca vi e não vejo como algo natural que para discutir um assunto, mesmo que seja esse, seja realmente necessário todo mundo ficar nu. Segundo, apesar do assunto ser sério ou foi, pergunto porque os alunos jogaram futebol? Isto fazia parte do holocausto? Ou quiseram promover o curso de filosofia da UEL? Ou quiseram ter os minutos de fama por fazer algo não assim tão inusitado, que é ficar pelado, afinal no carnaval todo mundo fica.

Na boa, não havia a necessidade de fazer esta propaganda para a UEL, nem para o curso de filosofia, provavelmente Sócrates e Tales apesar da depravação da época, nos dias de hoje não estariam assim tão de acordo com esta representação midiática. Iriam fazer um bacanal com a participação de Dionísio. E mais, imoralidade e amoralidade uma coisa pela outra basta que o governo está fazendo com o Brasil.


Sei lá, acho que para eles terem uma visão melhor disso e sentir na pele, poderia deixá-los alguns dias trancados numa penitenciária, nem precisa ir muito longe, deixa eles aqui na PEL mesmo, com certeza eles teriam uma ideia muito melhor do que é tudo isso, e nem precisavam ficar deitados ali na grama, pelados. Putz isto deve ter coçado muito.



Shakira - La La La ft. Carlinhos Brown




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...