sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Zumbi!

Claro que a figura do Zumbi se trata (ou não) de um folclore. Já nos rituais necromânticos haitianos ligados a religião vodu a ideia é subjugar outras pessoas, então o conceito de morto vivo ganha uma outra dimensão, onde seres humanos são controlados por outros para realizarem certas ações.
Na verdade, não quero discutir este assunto, nem da religião vodu e muito menos dos filmes de terror onde o Zumbi é o personagem principal.
Neste primeiro dia de ano, onde sempre as pessoas adoram utilizar como início de uma nova etapa na vida, mudanças de hábitos, de vícios, empregos, de vida, de sexo, sei lá mais o que, mas esta é a ideia, acreditar que tudo que passou joga-se fora e começa tudo de novo. Infelizmente esta ilusão dura muito pouco, e o livro velho escrito no ano anterior aos poucos começa a “manchar” o livro novo e não dá para desassociar, tudo continua, o fluxo segue.
Os problemas vão continuar os mesmos, guerras por ideologias, por religião (que não deixa de ser uma ideologia), refugiados, crianças morrendo na guerra ou de fome e mesmo assim o ser humano continua a cultivar o “crescei e multiplicai-vos”. Aqui na nossa terrinha Brasilis, mais um ano e os problemas serão os mesmos do ano anterior, cada dia descobrindo novas doenças, e depois de quase 20 anos aparece a vacina contra 3 tipos de dengue e imaginem, por enquanto, a partir de maio só nas clinicas particulares ao preço de aproximadamente 200 euros. Então, não dá para ter esperança mesmo.

Como dizia o Paiva, Feliz Ano Velho. Não passamos mesmo de Zumbis, já morremos e não sabemos. 



The Cranberries - Zombie




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...