sábado, 23 de janeiro de 2016

Segundas chances!

Dentro do conceito filosófico e psicológico existem duas correntes extremamente distintas quando se trata deste assunto. Devemos dar uma segunda chance? Devemos acreditar em uma segunda chance? Quando pedimos e somos agraciados com uma segunda chance vamos realmente fazer tudo diferente, ou não?

Bem, uma linha mais liberal que provavelmente tenha como base alguns capítulos da Bíblia é categórica em afirmar que o ser humano está num completo estado de evolução, em todos os aspectos, inclusive espiritual, ético e moral. Onde os Espiritas acreditam que somos almas em processo de evolução e para tal temos de morrer e renascer várias vezes em muitos corpos para continuar nosso aprendizado, onde uma vida só seria muito pouco. (Tem uns e outros que nem em 100 vidas, mas esta é outra história).

Esta linha determina que não devemos julgar e penalizar o outro pelo seu passado, pelos erros cometidos, e não acreditar que ela possa mudar é não acreditar na evolução do indivíduo. Então esta linha é simples e clara, todos merecem mais de uma chance na vida, todos podem mudar, todos podem melhorar.

A outra linha filosófica, conservadora diz exatamente o contrário. Não se acredita em segundas chances, porque nada volta a ser como antes, as pessoas não mudam (teoria do Dr. House), quando se erra, mesmo depois querendo acertar a marca já ficou, quando se perde uma oportunidade jamais se consegue ela de novo.

Nem tanto ao céu, nem tanto a terra, eu fico no meio (neste caso não se trata de mediocridade), precisamos se conhecer a nós mesmos, autoconhecimento, e entender que tem coisas que realmente não tem volta e nem podem ser mudadas, ter a sabedoria para entender e na outra ponta entender também que as pessoas podem sim aprender com os erros, podem se arrepender, tentar de novo, e encontrar potencial para mudar, fazer diferente.


Como diria São Francisco “ Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado... E sabedoria para distinguir uma coisa da outra. ”



Justin Bieber - Sorry





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...